quarta, 20 setembro 2023
Leia a nossa dica do mês e prepare-se para reduzir ao máximo os danos.
Embora este seja um problema menos comum e mais fácil de evitar, devido a toda a informação dos postos de abastecimento e da sua viatura, continua a acontecer.
Antes demais vamos ajudar a decifrar qual o combustível que o seu carro utiliza. Existem algumas maneiras de descobrir, nomeadamente:
1- Verifique a tampa do depósito de combustível
Em quase todos os automóveis existe uma indicação junto da tampa do depósito de combustível que diferencia qual o tipo de combustível a utilizar para o carro.
2- Verifique o conta-rotações
Se não existir informações junto da tampa do depósito de combustível não desespere, poderá verificar o conta-rotações do seu veículo. Por norma os conta-rotações dos carros a gasóleo chegam até ao 6 enquanto os carros a gasolina têm um regime mais alto que pode ir das 7 às 9 mil rotações.
3- Verifique o livrete do automóvel
Caso não tenha a certeza qual o tipo de combustível, não hesite em consultar o livrete do automóvel. Aqui poderá verificar a motorização da sua viatura, o tipo de combustível que deve utilizar e muitas mais informações.
No entanto a gravidade de meter gasolina num carro a gasóleo não é a mesma que meter gasóleo num carro a gasolina. A última hipótese é muito mais prejudicial e o melhor a fazer é evitar ligar o carro e chamar o reboque.
No caso de colocar gasolina num carro a gasóleo, e se for inferior a 10% da ocupação do depósito, não deverá sentir qualquer problema. Contudo não está comprovado e o melhor é mesmo ter atenção redobrada quando vai abastecer o seu carro, pois as despesas com a remoção de limpeza do depósito, filtros e injetores poderá ser considerável.
Caso detete que se enganou no combustível ao encher o depósito o melhor a fazer é imobilizar o veículo de imediato e chamar a assistência em viagem.
Fonte: Standvirtual -Abasteci o meu carro com o combustível errado