domingo, 28 janeiro 2024
Antes de circular em estradas com chuva ou neve deverá verificar se o seu carro está em boas condições e preparado para as condições mais adversas, no entanto pode ter algumas surpresas antes de dar à ignição do seu automóvel, como por exemplo as geadas matinais.
Algumas das práticas mais comuns para derreter o gelo passam por utilizar a água do para-brisas, ligar o ar condicionado do carro ou despejar uma garrafa de água no vidro.
O QUE SE DEVE FAZER?
- Raspar o Gelo
Nas épocas mais frias, ter um raspador no carro é sempre uma boa ideia, pois é muito prático e rápido para retirar o gelo. Evite usar cartões de multibanco ou semelhantes, uma vez que pode danificá-los.
- Opte pelo Álcool Gel
Uma das soluções mais fáceis e eficazes que ajudam a dissolver o gelo é optar por álcool gel. Deverá utilizar uma mistura de duas partes de água e uma de álcool, ou como alternativa utilizar produtos anticongelantes.
- Utilize o sistema de Aquecimento
É uma das escolhas mais frequentes, porque desembacia e retira progressivamente o gelo do vidro do seu carro. O único problema é que é mais demorado.
- Proteja o para-brisas à noite
Se não tem garagem e deixa o carro no exterior, poderá utilizar uma capa de revestimento impermeável. Assim permite proteger a acumulação de gelo no para-brisas do seu automóvel.
Fonte: https://www.acp.pt/veiculos/condutor-em-dia/conduzir-em-seguranca/gelo-no-para-brisas-o-que-fazer