sexta, 20 dezembro 2019
Afinal conduzir em ponto morto consome mais ou menos combustível?
Ao contrário do que muitos pensam, colocar o carro em ponto morto nas descidas, quando ele já vai “embalado”, não consome menos combustível.
Quando um veículo se encontra a circular, com uma mudança engatada e sem o condutor a carregar no acelerador, o sistema de alimentação do motor “corta” a injeção, não sendo enviado mais combustível para o mesmo. Em sentido inverso, caso o carro esteja em ponto morto, o sistema de alimentação vê-se obrigado a injetar combustível continuamente para que o motor funcione.
Também as questões de segurança e de desgaste de alguns componentes das viaturas são fatores a ter em conta. As mudanças engatadas permitem ao carro utilizar o motor como “travão”, o que gera um maior controlo do mesmo e, consequentemente, uma condução mais segura. No que toca ao desgaste, as pastilhas dos travões agradecem que conduza com as mudanças engatadas, uma vez que não são tão utilizadas para travagens e acabam por se gastar mais lentamente.
Assim sendo, com a dica deste mês, podemos concluir que o ponto morto só deve mesmo ser utilizado com o carro parado.
Boas Festas!